segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Juiz acata ação contra defensor-público geral afastado

PUBLICIDADE

A ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Terra Nova do Norte, contra o defensor público geral André Luiz Prieto, que encontra-se afastado do cargo por determinação judicial, foi recebida pelo juiz substituto da Vara Única da Comarca de Terra Nova do Norte, Alexandre Sócrates Mendes. Na decisão, o magistrado estabeleceu um prazo de 15 dias para que o requerido conteste os fatos apresentados na inicial.

De acordo promotor Washington Eduardo Borrére, a ação civil pública contra o defensor público geral foi proposta em junho do ano passado em razão da interrupção dos serviços da Defensoria Pública na comarca. Consta na ação, que o ato administrativo que assegurou a designação do defensor público que atuava no município para outra comarca foi revestido de ilegalidade, desvio de finalidade e causou prejuízos ao erário.

“Com a retirada ilegal e imotivada do defensor público da comarca, a população ficou totalmente desassistida de orientação jurídica gratuita. Além disso, o município sofreu prejuízos pois havia firmado convênios com a Defensoria para a manutenção da sua sede, pagando aluguéis, servidores e insumos necessários para o funcionamento do órgão”, afirmou o promotor de Justiça.

Segundo ele, o Ministério Público chegou a obter uma liminar na Justiça determinando o restabelecimento da Defensoria na comarca, mas a decisão foi suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE