Após discutir o assunto em oito regiões do Estado, Juína vai sediar o Fórum Regional sobre Drogas. A nona edição do evento terá início, hoje, às 19h, na câmara do município. Os debates prosseguirão até sexta-feira (5) com a participação de representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Vale do Juruena.
De acordo com o programa estabelecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), 15 Fóruns Regionais sobre Drogas serão promovidos até novembro em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Os resultados serão apresentados no Fórum Estadual em dezembro na capital mato-grossense. Os Fóruns são realizados pela Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (Coad), órgão executor do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT).
Os Fóruns Regionais foram criados para subsidiar um diagnóstico da realidade mato-grossense e possibilitar a construção de políticas sobre drogas adequadas ao Estado. Os Fóruns também buscam estimular a criação ou reativação dos Conselhos Municipais sobre Drogas. Outro objetivo é promover a responsabilidade compartilhada acerca da problemática das drogas entre Estado, Municípios e sociedade visando integrar as ações para o alcance dos resultados. Entre as metas estão a redução da violência e a preservação da vida, principalmente dos adolescentes por representarem a faixa etária mais atingida pelo uso e abuso das drogas.
Conforme o secretário titular da Sejudh, Paulo Lessa, nesse enfrentamento a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos através do Conen/MT cuida da prevenção, tratamento e recuperação do dependente químico. Já a Pasta da Segurança Pública, que lidera o Pacto Contra as Drogas no Estado, cuida da repressão ao tráfico de entorpecentes. Ele explica que diversas ações com outras Secretarias de Estado estão em andamento com a finalidade de acelerar o processo e atingir o objetivo de reduzir a violência em Mato Grosso.
Na avaliação da presidente do Conen/MT, Ana Elisa Limeira, os Fóruns Regionais sobre Drogas estão cumprindo a finalidade para o qual foram propostos. Ela destaca a participação e o empenho dos municípios envolvidos e também a produtividade dos debates sobre a problemática das drogas. A metodologia desenvolvida nos Fóruns Regionais está alicerçada em cinco eixos temáticos: prevenção; tratamento; redução de danos; estudos, pesquisas e avaliações; e redução de ofertas.
A próxima edição do evento ocorre ainda este mês entre os dias 24 e 26 no município de Confresa. Outros cinco municípios vão sediar os Fóruns Regionais este ano: São Félix do Araguaia (21 a 23 setembro), Juara (5 a 7 de outubro), Água Boa (24 a 26 de outubro), Barra do Garças (26 a 28 de outubro), e Sinop (9 a 11 de novembro). O Fórum Estadual na capital mato-grossense acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro.