O poder judiciário de Mato Grosso integrará a Comissão Censitária Estadual a ser formada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo de 2010. A Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça será a responsável por acompanhar os trabalhos. O Censo constitui referência diagnóstica acerca da realidade das populações urbana e rural, e seus dados contribuem para a formulação de políticas públicas e emprego dos investimentos. Já houve a primeira reunião com o IBGE e os órgãos mobilizados, notadamente representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando a composição das comissões estadual e municipais, por meio das quais se dará o acompanhamento das atividades. O coordenador de Planejamento do TJ, Frederico Mauro Vênega Cosso, representou a equipe técnica do Poder Judiciário e ora trabalha pela disseminação interna das informações, de modo a assegurar conhecimento, participação e transparência nas ações a serem desenvolvidas no âmbito da comissão.
A Comissão Censitária Estadual tem caráter informativo e mobilizador, voltada para apoiar as instalações de Comissões Censitárias Municipais de Geografia e Estatística nas cidades, com indicações de representantes, disponibilidade de infra-estrutura e divulgação dos trabalhos, por exemplo. E o Poder Judiciário poderá colaborar ativamente desta atividade que norteia rumos de crescimento do país, já que está presente em 79 comarcas do interior do Estado, sendo que algumas abrangem inclusive vários municípios.
As comissões municipais devem ser instaladas até julho deste ano, conforme informado pelo IBGE. Mapas com limites políticos e administrativos serão distribuídos aos integrantes. Dentre outras informações, esses mapas contêm as indicações de aglomerados urbanos considerados “subnormais”, como favelas e invasões, além de loteamentos, assentamentos, unidades de conservação e terras indígenas. Em todo o Brasil, cerca de 58 milhões de residências devem receber a visita do recenseador, cujo trabalho apresentará um retrato amplo e atualizado da população brasileira, incluindo informações importantes sobre os brasileiros como, por exemplo, nível de instrução.