Em apenas 10 meses de gestão, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso já cumpriu 40% das metas específicas estabelecidas para o biênio 2007/2009. De um total de 74 metas, 29 já foram cumpridas, informou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri.
No âmbito da Corregedoria, para os próximos 14 meses de gestão, está previsto o cumprimento de pelo menos mais 94 metas específicas, além das 45 metas estabelecidas para o biênio que ainda não foram efetivadas. Entre elas a redução do estoque processual em pelo menos 20% até fevereiro de 2009 – meta já atingida -; redução do tempo de tramitação dos processos em pelo menos 30% até fevereiro de 2009; e a ampliação em 30% dos mecanismos de controle e fiscalização das atividades desenvolvidas em Primeira Instância.
Até o momento, dezenas de objetivos da administração – voltados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na primeira instância – já foram alcançados. Entre eles destacam-se a criação do banco de sentenças para os magistrados, disponibilizado no site da Corregedoria; a criação e implementação do manual de rotinas das secretarias da vara, que resulta em maior celeridade no trâmite processual; confecção do manual do distribuidor e treinamento de todos os distribuidores do Estado; criação da Central de Mandados em todas as comarcas de 2ª, 3ª e Entrância Especial; instituição de ordem de serviço padronizada nas secretarias de vara; e implantação do projeto piloto de degravação de audiências na Vara Especializada de Família e Sucessões e em Juizado Especial.
O Tribunal de Justiça, através da Corregedoria-geral de Justiça, também implantou a petição eletrônica na primeira instância; a carta precatória eletrônica entre as comarcas de Várzea Grande e Tangará da Serra (projeto piloto); o executivo fiscal virtual também em Várzea Grande, onde as ações de execução fiscal tramitam on line; o peticionamento eletrônico no Juizado Especial da Morada da Serra; e terminais de consulta de andamento processual na Comarca de Cáceres, que funcionam em caráter experimental. Além disso, magistrados que atuam nas comarcas foram capacitados e passaram a utilizar o Bacenjud (penhora on line).