PUBLICIDADE

Judiciário promove na próxima semana em Sinop e Sorriso conscientização das demandas de pessoas com autismo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Poder Judiciário de Mato Grosso ampliará os debates sobre os cuidados e direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com capacitação e conscientização em autismo’, na próxima segunda-feira em Sinop, no auditório da Unemat a partir das 8 horas, e na terça-feira (25) em Sorriso, no centro Ari Riedi. O projeto, criado para fomentar a inclusão social, tem programação com ações de formação e palestras direcionadas para magistrados, servidores do Judiciário e população local.  

Um dos objetivos dos eventos é desenvolver a compreensão sobre o autismo, especialmente a dos servidores do Judiciário. “A proposta é alcançar toda a sociedade, seja para ampliar o conhecimento de profissionais que lidam diariamente com pessoas com TEA (médicos, psicólogos, pedagogos, professores), seja para conscientizar a sociedade sobre esta deficiência. Ampliar esse debate é fundamental, pois hoje o país já tem quase seis milhões de autistas. A maioria dessas pessoas teve diagnóstico tardio, isso significa que até então precisaram lidar com barreiras que resultaram em prejuízos sociais, por exemplo,” declarou, através da assessoria, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso 

Os conteúdos ampliarão os debates sobre a temática entre magistrados, servidores e toda sociedade. “Eles receberão informações sobre como conduzir os processos de forma sensível às necessidades desse público”. “A capacitação tem a finalidade de aprimorar o atendimento das pessoas com TEA e seus familiares. Ter uma abordagem adequada é o básico para que a prestação de serviço da Justiça seja eficiente e de qualidade”, reforça a vice-presidente.

A iniciativa também tem como foco a população local, por levar informações sobre os direitos das pessoas com autismo, como legislações específicas, benefícios sociais e recursos disponíveis para garantia dos direitos.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE