quarta-feira, 1/maio/2024
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Judiciário implanta certificado digital para acelerar processos em Mato Grosso

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A Supervisão de Informática do Tribunal de Justiça já deu início à emissão de certificados digitais para os juízes das comarcas do interior do Estado. Após concluir o trabalho nas comarcas da capital, Várzea Grande e pólo de Cáceres, a meta é alcançar as demais 64 comarcas. A equipe vai percorrer 6.224 quilômetros de estrada, com data final fixada para 05 de outubro. Nesse período, 131 magistrados deverão ser certificados.

Na próxima terça-feira, termina o primeiro roteiro, que tem a extensão de 2.644 quilômetros e alcança 76 juízes. O segundo roteiro vai ser realizado entre os dias 26 e 27 de setembro e o terceiro, entre os dias 1º e 5 de outubro.

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica uma pessoa física ou jurídica. Ele funciona como uma assinatura digital que, tal qual a assinatura escrita, comprova que a pessoa concorda com o documento subscritado. O certificado é usado para garantir a autenticidade, privacidade, integridade e inviolabilidade de mensagens, documentos e transações realizadas eletronicamente.

A utilização dessa ferramenta vai proporcionar diminuição na dependência de papel, redução de custos e otimizar a utilização dos espaços antes destinados ao arquivo dos processos julgados. Associado a isso, o certificado digital permitirá que os andamentos dos processos sejam realizados de forma mais eficiente e ágil, atuando diretamente na redução de estoque dos processos.

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