As comarcas de Sinop e Alto Taquari também promoveram eventos em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado na última terça-feira (25). As palestras alusivas ao ato da adoção e a distribuição de materiais informativos com intuito elucidar e esclarecer dúvidas quanto à adoção e foram desenvolvidos em sistema de parceria.
Em Sinop houve o segundo Encontro Municipal de Adoção, cuja abertura foi feita pela juíza Giovana Pasqual. A Câmara Municipal de Vereadores recebeu casais habilitados para adoção, assistentes sociais, psicólogas, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro Social Menino Jesus (instituição que abriga menores), além de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Das 13h às 17h, os participantes puderam assistir a três palestras.
A primeira, com o tema Adoção, Procedimentos e Orientações Gerais, foi proferida pela assistente social Ana Maria Macedo. Reflexões sobre o papel da maternidade e da paternidade na adoção foi o tema abordado pela psicóloga Glenda Faria Puhl. Já a Lei nº 12.010/2009 (Lei Nacional de Adoção) e as inovações de adoção foi o enfoque da palestra proferida pelo promotor de justiça Nilton César Padovan. O evento foi realizado em parceria com a Promotoria de Justiça, Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Centro Social Menino Jesus.
Na Comarca de Alto Taquari, o juiz Wagner Plaza Machado Junior destacou a importância da conscientização da sociedade a respeito da adoção e esclareceu pontos sobre todo o processo. Participaram do evento autoridades locais e entidades filantrópicas. O diretor do Abrigo Amor Perfeito/Pró-Criança, Raphael Antônio Botelho Conde, fez uma explanação sobre o trabalho de preparo no abrigo para que a criança esteja apta à adoção. Após o encerramento do encontro foram distribuídas cartilhas informativas e panfletos sobre a adoção.