PUBLICIDADE

Judiciário e servidores tentam esta tarde encerrar greve

PUBLICIDADE

A cúpula do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reúne-se, lgo mais, às 16 horas, com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat) e servidores representantes das regiões pólo do Estado para buscar um acordo e encerrar a greve na justiça que dura 45 dias. O presidente demonstrará as atuais condições orçamentárias e financeiras que impedem o pleno atendimento das reivindicações dos servidores e ressaltará os esforços empreendidos para tentar solucionar o impasse, como o pedido de averiguação do sistema de folha de pagamentos e Departamento Financeiro, protocolado na segunda-feira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os servidores querem, principalmente, receber as diferenças salariais por conta da conversão da moeda (URV para Real) e que seja cumprida decisão para oficiais de justiça terem curso superior.

O presidente salientou, através da assessoria, que hoje o Tribunal de Justiça de Mato Grosso não tem condições de efetivar pagamentos que não foram previstos orçamentariamente. Destacou ainda que quase todo o repasse constitucional feito pelo Poder Executivo destinado a pagamento de pessoal já está comprometida, em proporção superior a 96%. Ele disse que "expressa a confiança de que o bom senso e a razoabilidade prevalecerão nessa nova reunião, principalmente para que as atividades forenses sejam plenamente retomadas, evitando prejuízos à população mato-grossense".

O tribunal informa que, apenas este ano, já liberou o pagamento dos créditos relativos ao PCA 1415 e parte dos créditos relativos à conversão da Unidade Real de Valor (URV) para o Real, despesa que contabilizou pagamentos na ordem de R$ 19,2 milhões. Além disso, todos os servidores receberam o reajuste salarial de 4,11% em maio (data-base) e os servidores ativos já receberam uma parcela de 16,66% de acréscimo em seus vencimentos, como forma de contraprestação pecuniária pela mudança na jornada de trabalho, de seis para sete horas diárias. Outra parcela de 16,66% será aplicada a partir de 1º de julho, somando cerca de 40% de atualização nos vencimentos dos servidores ativos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresário que morreu em acidente na BR-163 será sepultado em Matupá

O corpo do empresário João Vitor Caetano da Silva,...

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...
PUBLICIDADE