PUBLICIDADE

Judiciário decide que secretaria estadual deve reformar escola Enio Pipino em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias

A primeira câmara de direito público e coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deferiu recurso do Ministério Público do Estado e decidiu que a secretaria estadual de Educação deve reformar, em 90 dias, a escola estadual Ênio Pipino que atendem aproximadamente 1,2 mil alunos. O telhado, banheiros e instalações elétricas estão ruins.

Construída na década de 80, a Escola Estadual Ênio Pipino “necessita de urgente reforma estrutural, a fim de evitar riscos, inclusive de desabamento, e, principalmente, para proporcionar e prestar serviço adequado de educação, isto é, com regularidade, continuidade, eficiência, segurança e acessibilidade”. Esse foi um dos argumentos utilizados pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop em setembro de 2017, quando propôs a ação civil pública contra o Estado pedindo, em caráter de urgência, que o prédio fosse reformado no prazo de 90 dias.

Diante do indeferimento pelo juízo da 6ª Vara Cível da Comarca de Sinop, o MP recorreu em fevereiro do ano passado sustentando “a presença dos elementos jurídicos ensejadores da tutela liminar e a precariedade das instalações da unidade escolar comprometendo a saúde e segurança de funcionários, professores e estudantes”.

O relator do processo Márcio Aparecido Guedes considerou que “a questão em análise merece especial atenção do poder público, uma vez que, o direito de crianças e adolescentes, como já retratado, constitui prioridade absoluta, já que se destina ao desenvolvimento, inserção social e à futura qualificação para o trabalho de crianças, de modo que, tanto o Município quanto o Estado devem assegurar o ensino infantil e o fundamental, em prédio com boas condições de abrigar crianças, adolescentes e funcionários, sem qualquer exposição a riscos, por menores que estes sejam”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: incêndio de grandes proporções causa vários danos em escola 

O incêndio danificou a escola estadual Carlos Drummond de...

Ministério abre 3,1 mil vagas para programa Mais Médicos

Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos...

Carro pega fogo em Lucas do Rio Verde e condutor sai ileso

O incêndio num Ford Escort cinza ocorreu, hoje de...
PUBLICIDADE