PUBLICIDADE

Judiciário de Mato Grosso inicia dia 1º semana para conciliação em processos

PUBLICIDADE

Uma semana dedicada à resolução de conflitos por meio da conciliação, no qual as partes de um processo terão a oportunidade de sentar frente a frente e encontrar a melhor solução para a sua demanda. Essa oportunidade será disponibilizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, de 1º a 5 de dezembro, durante a Semana Nacional da Conciliação, em consonância com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As audiências acontecerão em todas as comarcas do Estado.

O objetivo do Poder Judiciário é a agilização e conclusão de processos e a divulgação da prática da resolução de conflitos por meio da conciliação. No Estado, as varas e os juizados já começaram a intimar as partes que tenham processo na fase de instrução. O cidadão também pode se manifestar e ir até o juizado ou a vara onde tramita a ação judicial para requerer que seu processo seja solucionado por meio de audiência de conciliação. Para facilitar o acesso das partes que participarão do movimento, as audiências serão realizadas na sede dos juizados especiais e nas varas onde o processo tramita.

Recentemente, no mês de setembro, o Judiciário Estadual realizou o II Movimento Estadual pela Conciliação, mobilizando todos os juizados especiais do Estado. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico adotado pela atual gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que tem como uma de suas metas difundir a cultura da conciliação. Para tanto, uma comissão permanente para tratar dos assuntos relativos à semana da conciliação foi implantada. A comissão é presidida pela juíza substituta de Segundo Grau Clarice Claudino da Silva, tendo como integrantes os juízes Dirceu dos Santos, Gilperes Fernandes da Silva e Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.

Desde que a comissão foi instalada, em 2007, já foram realizadas seis movimentos de conciliação no Estado e com isso, a prática da conciliação passou a fazer parte do cotidiano da Justiça de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE