PUBLICIDADE

Judiciário de Lucas do Rio Verde sobe para terceira entrância e passa ter estrutura maior

PUBLICIDADE

A comarca de Lucas do Rio Verde passa a ter estrutura maior. Foi oficializada, esta tarde, a implantação da terceira entrância.  Agora passa a ter mais duas varas: Quinto Juizado Especial e a Sexta Cível. Nos últimos anos, Lucas estava com a Primeira Cível, Segunda Cível e da Infância e Juventude, Terceira Cível e Quarta Criminal. Atualmente, são três juízes. Ainda será definido se outro será designado. Mais dez novos estagiários serão contratados para trabalhar.

Para abrigar essa nova estrutura, a área física do fórum também será ampliada em 700 metros quadrados. O projeto já está pronto. Neste espaço terá uma sala exclusiva para a equipe psicossocial realizar atendimentos, além de uma pequena brinquedoteca. Será implantada a Sala de Depoimento Sem Dano e o Centro Judiciário de Conciliação será transferido para esta área ampliada. Parte do estacionamento ocupado pelos magistrados será liberada para visitantes e eles terão um novo espaço exclusivo.

A solenidade de implantação da terceira entrância reuniu o preisdente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, o prefeito Otaviano Pivetta, vereadores, diretores da OAB e advogados.

Perri destacou que a elevação da comarca em Lucas do Rio Verde se deve aos grandes índices de crescimento do município.
“O Estado cresce assustadoramente a cada ano, o Poder Judiciário está crescendo em média de 9 a 10% de processos novos por ano, e Lucas do Rio Verde pela sua grandiosidade também tem um número de processos bastante significativos que impõe ao Poder Judiciário a criação de novas unidades para atender essa demanda”, ressaltou.

O prefeito Otaviano Pivetta disse que, "nas taxas que crescemos, cresce a economia, cresce a densidade demográfica e os problemas crescem na mesma proporção, então a elevação da comarca é um reconhecimento do Tribunal de Justiça, da mobilização da sociedade local, da OAB, dos próprios juízes daqui e do município que tem se dedicado e assim passa a ter uma comarca de Terceira Entrância”.

O presidente da OAB-MT, Maurício Aude, afirmou que “o principal reflexo é ampliação da prestação jurisdicional. Agradecemos ao tribunal e à corregedoria pelo deferimento e parabenizamos aos colegas pela persistência”. O presidente da OAB de Lucas, Abel Sguarezi, fez um retrospecto do trabalho desenvolvido junto ao Judiciário para buscar a elevação da comarca. “São cerca de 20 mil processos em trâmite. Nós nos reunimos com a Corregedoria-Geral da Justiça e com a Presidência do Tribunal de Justiça e argumentamos que em alguns anos esse número estaria muito maior em virtude do constante desenvolvimento do município”, declarou.

(Atualizada às 10:22h em 19/7)
 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos deixa mulher ferida em Sinop

Um acidente entre duas motos na Estrada Adalgisa deixou...

Ministério Público instaura inquérito para apurar riscos na Usina Hidrelétrica de Colíder

O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça...

Projeto Diálogos Possíveis do MP será em Sinop e Alta Floresta

O projeto Diálogos Possíveis estará nas sedes das Promotorias...

Encontro de carros antigos em Tabaporã será em setembro

A 1a edição do encontro de carros antigos em...
PUBLICIDADE