A semana nacional de trânsito deste ano terá como tema “o jovem e o trânsito”. A escolha, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. No entanto, a intenção do conselho não é somente de chamar a atenção do jovem para o respeito às leis de trânsito, mas propor a discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro.
Dos acidentes ocorridos no país em 2004, cuja idade do motorista foi informada, cerca de 44% dos condutores envolvidos em acidentes com vítimas tinham menos de 29 anos. Em 2005 esse percentual subiu para 46%, sendo que 3,4% tinham menos de 18 anos. Diante da necessidade de conscientizar o jovem sobre a importância de uma direção defensiva, órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito desenvolverão diversas ações educativas, no decorrer deste ano, em especial, durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.
“O jovem e o trânsito” também será o tema da I Semana Internacional de Prevenção de Acidentes de Trânsito, que será realizada pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde, em Genebra, entre os dias 23 e 29 de abril. Com essas iniciativas o Contran espera que os números de acidentes e principalmente o de vítimas seja reduzido, fazendo do trânsito um exemplo de civilidade e respeito ao próximo.