sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Josino Guimarães vai a júri no próximo ano por morte de juiz

PUBLICIDADE

O empresário Josino Pereira Guimarães será levado a novo júri popular pela morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral, encontrado morto em 7 de setembro de 1999 no Paraguai. O julgamento foi marcado pela 7ª Vara da Justiça Federal para 24 de fevereiro de 2016, enquanto a escolha dos jurados ocorrerá no dia 3 do mesmo mês.
Esta é a segunda vez que o acusado é julgado pelo mesmo crime. Em dezembro de 2011, ele foi absolvido da acusação de mandante do assassinato do magistrado em uma decisão dos jurados considerada contraditória.

Embora o conselho de sentença tenha entendido que Josino era o mandante, o inocentaram. A situação levou o Ministério Público Federal (MPF) a recorrer ao Tribunal Federal Regional -1ª Região, pedindo anulação do júri popular. O pedido foi acolhido e a defesa do empresário recorreu, mas não teve a tese acolhida pela Justiça em julho deste ano.

Durante o trâmite processual para anular o resultado do julgamento, o MPF protocolou dois pedidos de urgência junto ao TRF-1, diante do risco de prescrição do caso. A instituição não se manifestou sobre o caso.

O corpo de Leopoldino foi encontrado parcialmente carbonizado em uma estrada vicinal do Paraguai e sem os documentos. Pelo crime, a ex-escrevente Beatriz Árias foi condenada a 12 anos de prisão, em 2002, por ter sido a executora do homicídio, ao lado do tio dela, Marcos Peralta. Ele morreu em 2005 em uma cadeia paraguaia, sem ser julgado.

Antes da morte do magistrado, Josino teria procurou o sargento José Jesus de Freitas para encomendar o crime, mas o pedido foi negado. Sargento Jesus era conhecido por prestar serviços de pistolagem e denunciou a oferta a Polícia Federal.

O empresário tentou vários recursos judiciais para transferir o caso para Justiça do Estado, mas foi derrotado em várias instâncias e terminou sendo julgado na esfera federal.

Outro lado – o advogado de defesa de Josino, Waldir Rodrigues Caldas, não foi encontrado para comentar a nova data de julgamento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE