PUBLICIDADE

José Rico é sepultado, Milionário canta Estrada da Vida e mundo sertanejo se despede do mito e ídolo; fotos

PUBLICIDADE

A 'garganta de ouro' do Brasil, José Rico, foi sepultada, há pouco, em Americana (SP), onde viveu os últimos anos, com a esposa, Berenice e os gêmeos (15 anos). O caixão foi carregado da câmara até um caminhão bombeiro por jogadores de um time de futebol que Zé Rico torcia e por integrantes de sua banda. A cidade tem luto oficial de 3 dias. Milionário e familiares tiveram dificuldades para chegar ao túmulo porque havia milhares de pessoas no cemitério. Antes do túmulo ser fechado, Milionário cantou, com os fãs, Estrada da Vida, como última homenagem a Zé Rico. No velório, estiveram mais de 15 mil pessoas.

Vozes marcantes da música sertaneja (e de milhares de fãs) estão embargadas, desde ontem, quando o cantor e compositor faleceu, em decorrência de infarto. Astros da música sertaneja foram ao velório dar adeus ao mestre, mito, ícone. Leonardo resumiu o sentimento dos consagrados cantores. "Cantor com volume de voz igual ao José Rico, eu acho que, por 50 anos, não vai aparecer. Era perfeito no grave, no médio e no agudo. O mundo sertanejo perdeu o chão, calou a voz, ficamos órfãos. É assim que me sinto com a perda do meu ídolo, do ídolo de todos, o garganta de ouro José Rico! Eles que foram fonte de inspiração para mim e meu irmão Leandro e com certeza ainda são para todos os novos artistas sertanejos que nascem diariamente. Que Deus te dê um lugar digno da tua história meu amigo, digno da tua obra e coração! Luto eterno", disse.

Milionário, amigo e parceiro por 45 anos, esteve no velório ontem à noite e por várias vezes chorou. Hoje, ele retornou para se despedir do 'Zum' -como Zé Rico chamava muitas pessoas e era chamado-. Novamente não conteve a emoção.

Milionário, assim como integrantes da banda e familiares, estão chocados com a morte repentina do principal líder da dupla. Desde janeiro, a saúde de Zé Rico não estava boa. "Foi feita angioplastia. Posteriormente, houve problema renal que era leve e depois foi grave", contou, ontem à noite, o empresário da dupla e amigo Andre Martins. "Na quarta-feira ele estava bem, na quinta já não estava", explicou, no programa do Ratinho (SBT). Domingo em Osasco, no último show, queixou-se de dores no joelho e na perna. Profissional exemplar, não parou o show. Cantou algumas músicas sentado. Na segunda pela manhã foi ao hospital e logo encaminhado para UTI. Ontem, no início da tarde, o coração do mito parou. 

Aos 68 anos, Zé Rico parte para a eternidade no auge de sua vitoriosa e consagrada carreira. Deixa os palcos como exemplo de profissional e ser humano. "O Zé estava cheio de planos. Isso me machuca muito. Convivemos muito nos momentos ruins e bons", concluiu o empresário.

Homem de muita fé em Deus, devoto de Nossa Senhora Aparecida, José Rico viveu e morreu 'seguindo' o roteiro que eternizou no maior sucesso que compôs: Estrada da Vida: Nesta longa estrada da vida Vou correndo e não posso parar Na esperança de ser campeão Alcançando o primeiro lugar / Mas o tempo cercou minha estrada E o cansaço me dominou Minhas vistas se escureceram E o final da corrida chegou / Este é o exemplo da vida Para quem não quer compreender Nós devemos ser o que somos Ter aquilo que bem merecer Nós devemos ser o que somos Ter aquilo que bem merecer .

Trecho da música que Zé Rico compôs para homenagear Ayrton Senna, quando morreu, também pode ser usado hoje para sua despedida: "O mundo parou, o herói tombou, para sempre. Deixou a certeza, de uma missão cumprida. Se transferiu dessa vida, nos cobriu de saudades, e foi morar com DEUS".

Mato Grosso foi um dos Estados eternizados em muitas canções da dupla Milionário e José Rico. Anualmente, eles se apresentavam em dezenas de cidades mato-grossenses. Em abril, cantariam em Cuiabá. Em Sorriso e na capital, em setembro do ano passado, estão os últimos shows feitos no Estado.

(Atualizada às 14:04hs – fotos: Marcos Bezerra/Futura Press – Caio Duran/EGO – Mario Angelo/Sigma Press)

\


 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE