PUBLICIDADE

Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso serão em Campo Novo do Parecis

PUBLICIDADE

Entre os dias 19 a 22 de novembro, no estádio Ari Tomazelli, em Campo Novo do Parecis, serão realizados os II Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso e o 9° Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis. Mais de 450 atletas participam da programação, que visa promover o respeito, a valorização e a revitalização das manifestações culturais das etnias indígenas de Mato Grosso e outros estados.

O II Jogos Indígenas de Mato Grosso reúne mais de 10 etnias convidadas: Paresi-Haliti (Campo Novo do Parecis, Sapezal, Conquista d´Oeste e Tangará da Serra), Nambikwara (Sapezal e Comodoro), Bakairi (Paranatinga), Manoki (Brasnorte), Umutina (Barra do Bugres), Cinta Larga (Juína), Enawenê-Nawê (Juína), Salumã (Juína), Rikbaktsa (Brasnorte), Karajá (Araguianha), Yawalapiti (Canarana) e Kuikuro (Canarana).

O prefeito Mauro Valter Berft ressalta que é importante a realização do evento para região, tendo em vista que, tanto à comunidade indígena como os municípios que organizam, visam o resgate e a valorização da cultura indígena, o que ocorre realmente durante o evento.

“Antigamente os índios estavam perdendo a língua nativa, as vestimentas (pois se sentiam vergonha de usar os trajes), sem contar que na produção do artesanato, hoje o número de artesões dentro das aldeias é muito maior do que uns cinco anos atrás. Os Paresi-Haliti estão recebendo visitantes, turistas de várias partes do Brasil e do Mundo e eles enxergaram a cultura como uma nova oportunidade de fonte de renda”.

No evento os indígenas conseguem mostrar um pouco da sua cultura para os “Imuti” (não índio) e ficam muito mais satisfeitos demonstrando e recebendo a cultura para outros povos indígenas. Dando a oportunidade de comercializar os artesanatos indígenas e para os não índios, a pintura corporal, canto e dança.

A sociedade em geral ganha muito com o evento, pois além de movimentar o comércio local, tem a possibilidade de conhecer as diferentes culturas indígenas, ressaltando que cada povo indígena tem a suas vestimentas, pintura, língua, dança diferenciada uma da outra, o que chama a atenção e conhecimento da população.

O que chama atenção no evento são os esportes tradicionais e não mais tão praticados e resgatados durante o evento. Várias práticas que estavam sendo perdidas no tempo por conta da globalização, do contato direto com o homem branco, e com os Jogos, eles voltaram a praticar a se preparar para poder fazer uma excelente apresentação durante o evento, como: o arco-flecha, que quando ocorre a plateia vai ao delírio, e o Jikunahati (futebol de cabeça) é uma das apresentações mais esperadas do evento.

Para a participação são analisados critérios prioritariamente em função daquelas etnias possuidoras de suas tradições originais: língua, costumes, manifestações culturais (cantos, danças, pinturas corporais e outros), arte plumária, artesanatos e esportes tradicionais.

O segmento do esporte agrega e incentiva a boa convivência dos indígenas e o respeito mútuo com a sociedade não indígena. “A comunidade Paresi-Haliti, em parceira com o Governo de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis e Funai pretendem fazer do II Jogos Indígenas de Mato Grosso um produto turístico e uma alternativa de renda para as comunidades indígenas, visando melhorar a qualidade de vida, revitalizar e preservar valores culturais”, destaca a organização.

Vale ressaltar que dentro desse evento acontecerá ainda o 9° Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, que destaca durante o evento os cantos, danças, pintura corporal, artesanatos indígenas, com exposição fotográfica, exposição etnográfica e exibição de vídeos. O Festival de Cultura e o Jogos Indígenas do Parecis acontecem no mesmo período, de 19 a 22 de novembro, e no mesmo local, no Estádio Ari Tomazelli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE