sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Jiboia e jabutis são devolvidos à natureza em distrito de Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Oito jabutis e uma jiboia resgatados por servidores do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da prefeitura de Sorriso voltaram à natureza. Os quelônios foram voluntariamente entregues pelos moradores que os detinham nas residências. Já a jiboia foi recolhida de um terreno baldio no bairro Jardim Aurora.

A reintrodução dos animais ao hábitat foi autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o local indicado para soltura dos répteis foi o Salto Magessi, no distrito de Boa Esperança (140 quilômetros de Sorriso).

O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, lembra que o jabuti está na lista oficial de espécies da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção desde 1989. Destacou também que é proibido por lei matar, perseguir, caçar, coletar ou utilizar qualquer espécime da fauna silvestre sem permissão, licença ou autorização de autoridade competente.

Segundo o profissional, a desobediência à legislação pode render, não só multa de até  R$ 5 mil, como também prisão. O fiscal explica que, no caso dos quelônios, que foram voluntariamente entregues, não houve sanção.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE