PUBLICIDADE

Jiboia e jabutis são devolvidos à natureza em distrito de Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Oito jabutis e uma jiboia resgatados por servidores do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da prefeitura de Sorriso voltaram à natureza. Os quelônios foram voluntariamente entregues pelos moradores que os detinham nas residências. Já a jiboia foi recolhida de um terreno baldio no bairro Jardim Aurora.

A reintrodução dos animais ao hábitat foi autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o local indicado para soltura dos répteis foi o Salto Magessi, no distrito de Boa Esperança (140 quilômetros de Sorriso).

O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, lembra que o jabuti está na lista oficial de espécies da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção desde 1989. Destacou também que é proibido por lei matar, perseguir, caçar, coletar ou utilizar qualquer espécime da fauna silvestre sem permissão, licença ou autorização de autoridade competente.

Segundo o profissional, a desobediência à legislação pode render, não só multa de até  R$ 5 mil, como também prisão. O fiscal explica que, no caso dos quelônios, que foram voluntariamente entregues, não houve sanção.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 10 alunos passam mal após comerem bolo em escola no Mato Grosso

A secretaria de Educação em Brasnorte (572 quilômetros a...

Mutirões de perícia médica do INSS em Sinop, Guarantã e Peixoto serão este mês

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu para...

Adolescente atropelada por moto na faixa de pedestres é socorrida em Nova Mutum

O atropelamento envolvendo uma Honda Pop preta ocorreu ontem...
PUBLICIDADE