PUBLICIDADE

Jiboia de 2 metros fica ferida após ser atingida por roçadeira em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

Uma jiboia de ao menos dois metros ficou ferida ao ser atingida pelo fio de uma roçadeira, esta manhã, em Alta Floresta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para fazer a captura, o animal teve um corte de ao menos quatro centímetros na parte dorsal. O sargento dos bombeiros Luiz Fábio explicou, ao Só Notícias, um trabalhador estava roçando o lote com mato e capim quando encontrou a cobra.

“Como ela está ferida, provavelmente será entregue na secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ou se tratará a lesão por alguns dias para ser realocado em reserva florestal distante do núcleo urbano. Mesmo a lesão sendo pequena, se não tratada, há risco de miíase”, disse.

O militar explicou ainda que a cobra não possui peçonha. “Ela possui uma dentição que é cientificamente denominada como áglifa, sendo pequenos dentes em ângulo para dentro da boca para facilitar o agarre das suas presas. Esta espécie prende seu alimento por constrição, o que quer dizer que enrolam nas suas presas e vai comprimindo o seu corpo musculoso no entorno do bicho predado até que fique impossibilitado de respirar e com dificuldade de circulação pela constrição”.

Ainda de acordo com o sargento, mesmo o animal não possuindo presas de veneno, a mordida produz lesão. “Ainda mais sendo uma Jiboia do tamanho desta. É importante se preservar estes animais porque desempenham papel fundamental no equilíbrio de uma cadeia trófica, ou seja, equilíbrio ambiental dos ecossistemas em que estão integradas. Além do mais, é crime ambiental matar animal silvestre. Ao se encontrar um animal como este em local de risco deve-se acionar os bombeiros”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam 12 pessoas atacadas por enxame de abelhas em MT

Militares do Corpo de Bombeiros socorreram 12 pessoas atacadas...

Sorriso: secretário aponta avanços na saúde com implantação do telemedicina

O município recebeu avanços tecnológicos em prol da melhoria...

Sinop: lideranças debatem segurança de barragens no Estado

A segunda edição do workshop estadual sobre segurança de...
PUBLICIDADE