PUBLICIDADE

Jardim Violetas lidera ranking de queimadas urbanas em Sinop

PUBLICIDADE

No último final de semana foram registrados oito focos de queimadas urbanas em Sinop. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, atribui o aumento dos focos ao fim da proibição das queimadas rurais. “Muitas pessoas entenderam que as queimadas urbanas também estavam liberadas, precisamos ressaltar que na área urbana as queimadas são proibidas em qualquer época do ano, e mesmo na zona rural é necessário autorização dos órgãos ambientais”, explicou.

Comparado a 2008, Sinop apresentou nos primeiros nove meses de 2009  uma  redução de 82,7% nos focos de calor, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE.  Este índice já chegou a 86%, mas reduziu na última semana. Em 2008, foram registrados 333 focos, até setembro de 2009 o índice foi de 45 registros.
 
Rodrigues informou que na área urbana os incêndios somam um número maior devido a prática de queimadas para limpeza das áreas e eliminação do lixo doméstico. “É preciso entender que as queimadas causam danos ambientais e a saúde da população. Estamos trabalhando para conscientizar sobre as formas alternativas, que não necessitam do auxilio do fogo”, disse. 
 
Entre os 10 bairros com maior número de queimadas registradas estão no Jardim Violetas (21), Boa Esperança (14), Setor Industrial Norte (12), Jardim Jacarandás (12), Jardim Imperial (10), Jardim Primaveras (10), Chácaras (10), Setor Industrial Sul (9), Setor Comercial (9), Jardim Botânico (8).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE