PUBLICIDADE

Jaguatirica resgatada em queimada em MT chega ao zoológico de São Paulo

PUBLICIDADE

A jaguatirica, que foi destinada pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) para o Zoológico de São Paulo, por meio da parceria com a Latam Cargos, se adapta bem ao local se recuperar da viagem, na última terça-feira, o felino passará por mais exames na quarentena de modo a certificar que está apto para integrar o plantel do zoo.

O transporte foi feito por meio do programa Avião Solidário, que promove, gratuitamente, o envio de animais silvestres por todo o Brasil com o objetivo de preservar a fauna pela conservação “ex situ”, ou seja, fora de seu habitat natural.

O felino passará a integrar um programa de conservação e poderá contribuir com pesquisas científicas, além da manutenção da diversidade genética em ambientes controlados. “O zoológico de São Paulo é referência internacional na conservação ‘ex situ’ de diversas espécies, integrando programas de suma importância para a salvaguarda da fauna brasileira. Com isso, temos total confiança no trabalho desenvolvido por eles, sendo nosso parceiro de longa data”, afirmou a analista de Meio Ambiente da Sema e médica veterinária, Danny Moraes.

A jaguatirica foi resgatada no ano passado, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger (33 km de Cuiabá), ainda filhote. Ela se encontrava sozinha, sem a mãe por perto, em uma área atingida pelas queimadas, segundo relato de um morador. O animal aparentava ter apenas 2 meses de vida, foi encaminhado para uma clínica veterinária e passou por diversos exames durante 15 dias para verificar a situação de saúde.

Após verificar que o filhote estava bem de saúde, ele ficou com uma guardiã até ser destinado a uma Área de Soltura de Animais Silvestres, parceira da Sema. Após permanecer 1 ano na área, foi viabilizada a transferência para o zoo da capital paulista, pelo fato do felino não apresentar condições ideais para ser solto na natureza. A transferência para o destino aconteceu com o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido há 5 dias em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros intensificou as buscas por um...

Morre fotógrafo Sebastião Salgado; suas lentes captaram a beleza do Pantanal e Xingu em MT

Fotógrafo mineiro de renome internacional, Sebastião Salgado, morreu, hoje,...

Acidente entre três carretas deixa um morto e feridos na BR-163 em Lucas do Rio Verde

O acidente envolvendo três carretas, uma delas carregada com...
PUBLICIDADE