O filhote de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi encontrado nas dependências da Escola Estadual Rui Barbosa, situada no bairro Bom Jesus, em Alta Floresta. O caso foi registrado ontem e não houve registro de incidentes envolvendo o réptil, segundo dados do Corpo de Bombeiros.
Segundo o boletim de ocorrência, o animal encontrava-se acuado e próximo a um dos muros da instituição. A situação foi presenciada por terceiros, que comunicaram os militares. O resgate foi realizado com o auxílio de um cambão e caixa adaptada para o transporte de espécies silvestres.
Na sequência, os bombeiros prosseguiram com a soltura em um lago, além dos limites do perímetro urbano.
De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), eles podem chegar a medir entre dois até três metros de comprimento na fase adulta. Além do Centro-Oeste, também costuma ser encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Seus Habitats mais conhecidos são as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas. Sua alimentação abrange mamíferos, peixes, aves, répteis e outros.
O papo-amarelo possui o focinho mais largo entre todos os crocodilianos e seu nome característico tem relação com o período de acasalamento, onde, segundo a fundação, estes animais ficam com a área do papo amarelada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.