O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realiza periodicamente, ou via denúncia, exames prévios e coletas de produtos pré-medidos. O objetivo é garantir ao consumidor a confiabilidade do conteúdo contido nas embalagens e permitir a justa concorrência entre os comércios. Em todo o estado, itens como arroz, feijão, açúcar, detergente e bolachas, são levados para análise em laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ao todo, o Ipem dispõe de 10 equipes que percorrem todo o Estado. Neste primeiro quadrimestre do ano foram visitados 658 estabelecimentos, realizando aproximadamente 55 mil pré-exames. Desse montante, 1.889 produtos foram coletados para a realização de exames em laboratório.
De acordo com o Gerente de Laboratório do Ipem, Fabio Brun, “na realização das perícias nos produtos pré-medidos, são consideradas as informações pertinentes à massa, volume, comprimento e número de unidades daqueles produtos embalados pelo fabricante, nos pontos de venda ou que tenha um padrão estabelecido”.
Mediante os exames realizados no laboratório, 1.007 produtos foram aprovados e 882 reprovados. “Pelo período, de janeiro a abril, os números de produtos reprovados são significativamente bons, isso mostrar que os fabricantes e comerciantes estão sendo cada vez mais cautelosos, procurando estar sempre dentro das normas para venda de produtos”, afirma Fábio.
Fábio afirma que o consumidor deve ficar atento ao comprar um produto. “Observe sempre o rotulo ou a etiqueta, neles devem conter, obrigatoriamente, informações como quantidade e data de validade”.
O Ipem é um órgão designado pelo Inmetro e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).