quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Investimentos em inteligência reduziram em mais de 20% índices de crimes em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Os investimentos em inteligência na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tiveram como resultado a redução em índices de criminalidade, como latrocínio (-21%) e roubos (-23,4%) de 2015 a setembro de 2018. Nesse período, foram investidos R$ 3.958.471,1 através da Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI), quando incialmente estava previsto para 2015 o montante de R$ 232.645,52 de recursos.

Para aperfeiçoar as ações e políticas públicas de segurança, a Sai produziu relatórios sobre diversos temas e regiões, com assuntos, entre eles, tráfico de drogas, armas, crime organizado, conflitos agrários e organizações criminosas, que foram usados para planejar ações e investimentos em áreas de mais risco, além de acompanhar o que está sendo executado, para aprimorar o sistema de segurança.

“Através da atividade de inteligência foi possível incrementar as ações especializadas da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil, fazendo com que houvesse redução da criminalidade. Tais investimentos foram de suma importância para que houvesse esse enfrentamento qualificado contra as facções criminosas, o tráfico de drogas e os roubos às instituições financeiras. A partir daí conseguimos potencializar os nossos recursos materiais e humanos”, enfatiza o secretário da Sesp, Gustavo Garcia.

Entre as ações que foram desenvolvidas a partir dos dados produzidos pela SAI estão o Plano Estadual de Inteligência (PEI), com vigência de 2016 a 2019. Um dos primeiros a serem elaborados no país, o Plano é dividido em 10 eixos, que são trabalhados em conjunto por células organizadas de inteligência, em que participam representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia e Identificação Técnica (Politec).

São eixos sistêmicos do Plano o narcotráfico/fronteira/contrabando, contrabando de armas e munições, crime organizado, atividades ilícitas envolvendo defensivos agrícolas, sistema penitenciário, movimentos sociais, contrabando de armas e munições, roubo a instituições financeiras, conflitos agrários e questões indígenas.

De outubro de 2015 a setembro de 2018, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) capacitou, a partir da Escola Superior de Inteligência do Estado de Mato Grosso (Esimat), 2.504 profissionais em 53 cursos, palestras, pós-graduações e seminários. Criada há três anos, por meio do Decreto nº 302, realizou atividades de forma direta e em parcerias com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Com programas de educação profissional para o Sistema de Inteligência de Segurança Pública, a Esimat foi criada para promover a profissionalização, atualização, aperfeiçoamento e especialização dos servidores públicos, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para a Segurança Pública do estado.

Além dos investimentos na capacitação dos agentes de segurança, a Sesp aplicou recursos na modernização das tecnologias utilizadas, não só de armas e computadores, mas também no sistema de informações utilizado pela Secretaria, o S3iMT, programa que foi solicitada a permissão de uso pelos governos de Mato Grosso do Sul e Goiás, por causa da confiabilidade e dos recursos disponíveis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE