O total de pessoas com acesso residencial à internet no Brasil alcançou 27,5 milhões em maio, segundo a pesquisa Ibope/NetRatings. O número de internautas residenciais ativos, que se conectaram pelo menos uma vez em 30 dias, foi de 17,9 milhões em maio, 13,1% maior que em abril.
O estudo aponta ainda que o total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) é de 33,1 milhões no país.
“O vigor da internet brasileira é resultante de uma junção de fatores: políticas de inclusão digital, financiamentos para compra de equipamentos e barateamento do preço final dos PCs, transferência de muitas atividades para a internet, como a busca de emprego, busca de imóveis, pesquisas escolares, compras e pagamentos de contas, entre outras”, afirma em comunicado o coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Sanches Magalhães.
Tempo gasto -A pesquisa Ibope/NetRating apurou que o Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 22 horas e 43 minutos por mês, 4,6% a mais que em abril. O crescimento anual de horas navegadas é de 11,3%.
Segundo Magalhães, esse número é recorde no Brasil e entre todos os países onde é feita a medição (Brasil, EUA, Japão, Austrália, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido).
O coordenador de análise do Ibope atribui esse fato à expansão da banda larga, maior oferta de produtos e serviços e maior diversidade de uso da web.
As categorias com melhor desempenho por número de usuários em maio, na comparação com abril, foram: Casa e Moda, com crescimento de 24% (5,7 milhões de internautas); “Viagens e Turismo”, com 20,5% de aumento (4,5 milhões de visitas); e “e-commerce”, com crescimento de 17,2% (9,7 milhões de usuários únicos).
Por tempo de uso, a categoria com destaque foi Telecom e Serviços de Internet”, atingindo 5 horas e 29 minutos.
Na comparação anual por número de usuários, as categorias que mais cresceram foram Casa e Moda (62% a mais de usuários em relação a maio de 2006), Automotivo (58,7%), Viagens e Turismo (49 4%), Notícias e Informação (45,4%) e Entretenimento (43,2%).