sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Internet é forte aliada da PRF para localizar veículos roubados

PUBLICIDADE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui um sistema de informações para cadastros de veículos furtados. Com o nome de “Alerta” o sistema possibilita às vítimas que tiverem seus veículos roubados ou furtados um cadastramento via internet, que será repassado para todos os postos e viaturas da PRF do Estado, em poucos minutos. O registro também poderá ser acessado em outros Estados.

Para notificar o furto ou roubo, a vítima deve entrar no site da PRF (www.dprf.gov.br) e fazer o cadastro na guia ALERTA, ou pelo telefone da Central de Operações da PRF. Para fazer o registro serão necessários os dado do veículo e do comunicante. Dados da Polícia Militar apontam que 256 veículos foram furtados em 2005 no Nortão.

Mas o sistema é destinado aos crimes com menos de 72 horas. Já que, segundo a polícia, o registro do roubo ou furto do veículo só estará disponível no sistema do Renavam 36 horas após a queixa na delegacia, dificultando a ação e localização nas rodovias.

Mesmo com o registro no “Alerta” o proprietário do veículo deve fazer a queixa na delegacia, para que possam prosseguir as investigações.

A implantação do sistema só foi possível após a criação de uma rede da PRF, interligando todas as unidades de fiscalização via satélite, sendo possível a ação mais rápida na localização do veículo e detenção dos ladrões. Um levantamento da PRF aponta que nos nove primeiros meses após a implantação do “Alerta” foram recuperados 820 veículos, além de inúmeras prisões de criminosos através da disponilibização dos mandados de prisão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE