Um vazamento de amônia paralisou os trabalhos, hoje pela manhã, em um frigorífico, na capital. Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão nesse momento no frigorífico Quatro Marcos, localizado na avenida Palmiro Paes de Barros, região do Coxipó, para interditar o local e verificar a situação.
O vazamento começou por volta das 4h, entretanto, não havia funcionários no frigorífico. De acordo com o gerente da empresa, Antônio Valdir Paiva, apenas um operador trabalhava no momento do vazamento. Ele acionou o Corpo de Bombeiros, que foi até o local e solicitou auxílio da Defesa Civil Municipal e da Sema.
O gerente informou que o acidente pode ter sido ocasionado devido a problemas em um dos compressores. O frigorífico possui 400 funcionários, e a última equipe de plantão havia saído horas antes de ocorrer o vazamento.
O amoníaco é uma substância utilizada em circuitos frigoríficos e em máquinas de compressão mecânica de potências médias e grandes. Em contato com o homem, pode causar náusea e vômitos, causando danos aos lábios, boca e esôfago. Se o contato for por inalação, há risco de irritação e corrosão. Em contato com os olhos, a substância química pode causar danos permanentes, inclusive em quantidades pequenas.