
Segundo o instituo, é durante a segunda quinzena de maio que o centro-sul do país vai começar a sentir os primeiros dias realmente frios do outono. Os três estados do Sul já poderão ter geada, mas ainda sem risco a agricultura. Temperaturas abaixo de zero são esperadas para as regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ainda de acordo com o Climatempo, não haverá possibilidade alguma de termos um inverno rigoroso, muito menos mais rigoroso do que os últimos cem anos. Climatologicamente estaremos em uma situação de Pacífico ligeiramente mais quente do que o normal, sem pensar em formação de El Niño por enquanto. Sob esta condição, espera-se por um inverno dentro da normalidade, ou até mesmo ligeiramente mais quente do que o normal.
Os principais centros de análise do clima global e de monitoramento de fenômenos como El Niño e La Niña concordam que não teremos nenhum destes fenômenos oceânicos no decorrer do outono, inverno (primavera/verão) de 2018 no Hemisfério Sul (Norte). A situação é de neutralidade com tendência de aquecimento. Assim, não há nenhuma mudança oceânico-atmosférica que force um resfriamento ou aquecimento fora do normal sobre a América do Sul no outono/inverno de 2018.


