PUBLICIDADE

Instituto Memória da Assembleia Legislativa tem mais de 4 mil atendimentos

PUBLICIDADE

O Instituto Memória da Assembleia Legislativa encerrou 2013 com realizações memoráveis. Com a guarda do acervo histórico do Poder Legislativo estadual, o Instituto organizou 48 exposições temáticas realizadas no saguão principal da Casa e contabilizou 4.110 atendimentos.

A unidade também reuniu a população para lançamentos de livros, pesquisas e para o Natal de Luzes, que concluiu os trabalhos com a apresentação de cinco corais, sendo um deles, o da Assembleia Legislativa, formado especialmente por servidores, reativado em junho deste ano.

De acordo com Ísis Catarina Brandão, o resultado positivo é fruto do esforço concentrado da Mesa Diretora e servidores. “Mesmo diante dos transtornos com obras no prédio, o ano foi extremamente profícuo. Realizamos inúmeras pesquisas, publicações de livros, atendimento ao público, a pesquisadores, inclusive online e presencial. Enfim, atingimos as metas”, avaliou.

Para 2014, Ísis Catarina destaca a expectativa de investimentos em novo layout, mobília e mais um conjunto de arquivos eletroeletrônicos, já que houve aumento na demanda e será necessária a aquisição de mais um conjunto de arquivos deslizantes para acondicionar os registros históricos da Casa de Leis. O local deverá receber também um laboratório para restauração de documentos e equipamentos de informática.

E, mais! Como está no mesmo bloco onde está sendo construído o 1º teatro de Mato Grosso, o Instituto ganhará um espaço privilegiado onde será instalada a exposição permanente do acervo e painéis contando a trajetória do Parlamento estadual.

Arquivo – Além do atendimento ao público, aproximadamente 27 mil páginas foram indexadas e 12.303 documentos foram recolhidos ao acervo em 2013. “A produção política legislativa aumenta a cada dia. Desde 1995 essa produção praticamente triplicou especialmente pelo dinamismo e novas demandas exigidas pela sociedade, desenvolvimento do estado, quebra das fronteiras agropecuárias, multiplicidade das informações, a consolidação do estado como expoente do agronegócio. Tudo isso exigiu mais do legislador, pois toda essa discussão está diretamente relacionada com a produção político legislativo”, mencionou Ísis Catarina.

Os avanços no Instituto Memória não param. Foram implantadas a Tabela de Temporalidade de Documentos em mais duas unidades administrativas da Casa; o programa 8S, em parceria com o Planejamento Estratégico, e, já em fase final, o mapeamento de rotinas e o plano tático para elaboração de projetos para o setor evoluir ainda mais. O projeto 8S é uma extensão do programa 5S, que busca a excelência nos serviços prestados, com redução de custo e tempo a partir do planejamento.

Os pesquisadores podem recorrer às informações por e-mails: [email protected], ou [email protected].  As 48 exposições incluem as de artes plásticas, artesanato, gastronomia e as temáticas, como Mulheres Mato-Grossenses e que Mulheres; Rondon – Herói Mato-Grossense; Cuiabá nosso Patrimônio, 25 Anos da Constituição Federal e ações como Prata da Casa e Escambo Cultural. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE