A diretoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assegurou que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, não será fechado. A garantia foi dada durante reunião entre o coordenador da bancada de Mato Grosso, deputado federal Fábio Garcia (PSB); a presidente substituta do ICMBio, Silvana Canuto; o diretor Ricardo Soavinski; o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN/ICMBio), Paulo Carneiro, e o analista ambiental Paulo Faria.
O encontro ocorreu dois dias após a notícia do possível fechamento do Parque Nacional de Chapada por conta do encerramento do contrato com a empresa que prestava serviço de vigilância e segurança nos pontos de visitação. Para manter o parque aberto, o ICMBio realocou servidores da autarquia para suprir essa necessidade primordial para o funcionamento do local.
O problema enfrentado pelo instituto é a falta de aporte orçamentário para a renovação de contrato e novos processos licitatórios para a continuidade da prestação de serviço. “Infelizmente, se essa situação permanecer, estimamos que até o final do ano, 90% dos parques nacionais serão fechados, pois não teremos recursos para novos processos licitatórios e renovação de contratos”, pontuou Canuto.
Ficou acordado, ao final do encontro, que o senador Wellington Fagundes (PR), relator da LDO/2017, fará uma audiência, nos próximos dias, com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, para tratar da questão do repasse de recursos ao Instituto. “Precisamos nos mobilizar para que o fechamento do Parque Nacional de Chapada e dos demais parques nacionais não aconteça. É um prejuízo para todo o Brasil, ainda mais em um momento como este, em que estamos enfrentando uma crise no país”.
Após o contato com o Ministério do Planejamento, o deputado Fábio Garcia deve convocar nova reunião com a diretoria do ICMBio e a bancada de Mato Grosso para dar continuidade no trabalho.