PUBLICIDADE

Instituto Federal de Mato Grosso prevê inaugurar nova unidade até o final do ano

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) informou hoje que estão avançadas as obras de construção do novo Campus Colniza, que acaba de entrar em sua segunda etapa. Nesta fase, estão sendo realizados os trabalhos de urbanização, jardinagem e implantação da infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica.

Com investimento de aproximadamente R$ 6,2 milhões, recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC), o novo espaço contará com 10 salas de aula, biblioteca, setor administrativo e pedagógico, laboratório de informática e uma unidade agrícola destinada às atividades práticas.

A definição dos cursos que serão ofertados inicialmente ocorreu após audiência pública com a comunidade local, realizada com o apoio da prefeitura municipal. A população apontou as áreas de Agropecuária e Gestão como prioridades. Assim, o campus deverá iniciar suas atividades com o ensino médio integrado e cursos subsequentes nessas áreas, com perspectiva de, futuramente, ofertar também um curso superior em Agronomia.

O curso de Agropecuária será voltado especialmente para as culturas de café e cacau, principais atividades econômicas da região. A expectativa é que o IFMT Colniza se torne um importante polo também nas áreas de pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

Em dezembro, o campus passará por uma avaliação técnica do MEC, etapa essencial para a autorização de funcionamento. Caso seja aprovado, o IFMT Colniza será o primeiro campus do país a iniciar as atividades dentro do pacote das 100 novas unidades dos Institutos Federais anunciado pelo Governo Federal.

Para o diretor-geral do campus, professor Willian de Paula, o momento é de grande simbolismo e esperança. “Ser o primeiro campus a entrar em funcionamento nesse novo ciclo tem um significado muito especial. Colniza é uma região que por muito tempo foi esquecida e necessitava de investimentos na área da educação. A chegada do IFMT representa um novo horizonte de oportunidades para o desenvolvimento da região”, destacou.

O diretor também ressaltou o papel essencial da prefeitura de Colniza na concretização do projeto. “Todas as secretarias municipais se mobilizaram dentro de suas áreas para colaborar com o IFMT. Houve um esforço coletivo que envolveu o poder público, os setores produtivos e a própria comunidade, que aguarda com grande expectativa a inauguração do campus”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE