PUBLICIDADE

Instituto estadual fiscalizará produtos em Cuiabá e Sinop

PUBLICIDADE

Não descuidar do presente da mamãe é a dica para o mês de maio. Para auxiliar o consumidor na certeza de adquirir produtos que estejam dentro das conformidades regidas pelo Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) inicia a Operação Especial voltada para a data. A ação começa, hoje, e vai até sexta-feira (11) em Cuiabá e Várzea Grande. Posteriormente a Operação será estendida em cidades como Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Sinop.

Na verdade o segmento têxtil vem sendo monitorado desde o ano passado e as amostras coletadas e encaminhadas para análises em laboratório fora do Estado apontam índice de 75% de reprovação. Das 48 amostras enviadas para análise, 36 foram reprovadas. Aproximadamente outras 40 amostras aguardam os laudos do exame físico químico, que demora em média 60 dias.

A revelação não deve provocar um desespero entre os consumidores. Os erros estão nas informações declaradas pelo fornecedor nas composições têxteis. Além disso, o fator capacitação técnica tem influenciado no resultado uma vez que as equipes fazem uma pré-análise em campo, coletando os produtos que apresentam indicadores de erro. "Esse percentual é bom para os fiscais, pois comprova que estão preparados para o trabalho. O Ipem/Inmetro está sempre investindo no aprimoramento dos fiscais", pontuou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador da Fiscalização da Conformidade do Ipem-MT.

A penalidade caberá ao responsável pelo produto. Segundo Bento, as empresas que conseguirem informar os fornecedores por meio de Nota Fiscal estarão isentas de multa, já que o responsável é identificado. "O Ipem está fazendo a rastreabilidade através de notas fiscais para chegar aos fornecedores (industria ou importadores) para serem autuados. Se o intermediário (comerciante) não comprovar a origem através de documentos fiscais, acaba assumindo a responsabilidade e recebendo o auto de infração, ou seja, a multa".

A coleta de produtos têxteis para análise físico químico é mais abrangente e vai além da Operação Especial do Dia das Mães. O monitorado vem sendo realizado em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande e seguirá para outras cidades. As próximas serão Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Primavera do Leste e Sinop. Trata-se de uma ação de rotina desencadeada pelo Ipem.

No caso da Operação Especial da próxima semana (de 07 a 11 de maio), o foco serão os produtos que envolvem moda feminina. Entre eles, lingerie, camisola, baby doll. Os produtos que apresentarem inconformidade também acarretarão multa ao fornecedor.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Capacitação – Na semana passada a equipe técnica do Ipem-MT parou por dois dias (02 e 03 de maio) os trabalhos em campo. Isso devido a mais um curso de capacitação voltado para a área têxtil e elétrica, envolvendo coleta e análise do produto em campo. As aulas presenciais foram ministradas pela diretora de Avaliação da Conformidade, Marli do Nascimento e o coordenador da Fiscalização da Avaliação da Conformidade Bento Francisco Gomes Bezerra (produtos têxteis) e a técnica fiscal metrológica Roselei Olma Sichinel que explanou sobre materiais elétricos. Trata-se de uma ação de multiplicadores já que fizeram o curso no Inmetro e repassaram os conhecimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem paraense morre ao colidir moto em poste no Mato Grosso

Douglas da Conceição Adão, de 22 anos, faleceu, ontem à noite, em...

Gerente morre após cair de cachoeira em Mato Grosso

José Sérgio Fraga, de 62 anos, faleceu, ontem, após...
PUBLICIDADE