O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, e o governador Silval Barbosa, instalaram, esta noite, a entrância especial na comarca de Sinop. A solenidade foi no fórum. É o maior nível estabelecido pela justiça estadual para comarcas no interior. Sinop passa a ser a única nas regiões Norte e Médio Norte com esta estrutura. A curto prazo, deve receber mais magistrados – hoje são 10 – e podem ser instaladas mais duas varas para cuidar de assuntos específicos. 5 oficiais de justiça vão ser designados, nos próximos dias, para reforçar o trabalho.
O presidente Orlando Perri considerou um momento histórico para a comarca sinopense, criada há mais de 30 anos, e que haverá mais servidores para acelerar o trabalho da justiça. Ele destacou que o tribunal não poupou esforços para proporcionar a elevação da comarca e que ela representa o último degrau para os magistrados que atuam em Sinop pleitearem promoção para desembargador. Perri agradeceu o governador Silval Barbosa por ampliar o orçamento para a justiça estadual e sinalizou que existe conversação com empresários que estariam propensos a doar uma área, próxima ao centro de eventos, para construir o novo fórum. A projeção é, em 3 anos, ser construída a nova sede.
Silval disse que pelo tamanho da comarca já mereceria a entrância especial e enalteceu o trabalho dos magistrados, além da sua decisão em ampliar o volume de recursos para proporcionar melhor estrutura ao judiciário mato-grossense.
O juiz diretor do fórum, Clovis de Mello, agradeceu o empenho de todos e disse que é um sonho realizado a elevação para entrância especial.