A instalação dos cursos de medicina e direito da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres e Pontes e Lacerda, respectivamente, será tema de audiências públicas da Assembleia Legislativa nos dois municípios, no dia 27 de outubro. O debate foi requerido com o objetivo de discutir com a população das duas cidades os benefícios que poderão surgir com a instalação dos novos cursos de graduação.
Os debates sobre direito em Pontes e Lacerda serão às 9 horas, no auditório da universidade. Em Cáceres, a audiência pública será às 16 horas, também no auditório da Cidade Universitária. Serão convidados gestores públicos, coordenadores de graduações ligadas à duas áreas dos cursos em questão, reitores da universidade e estudantes.
Os dois cursos foram aprovados em setembro pelo Conselho de Ensino e Conselho Universitário da instituição, junto com outras sete graduações que serão ofertadas em vários campi da Unemat. O reitor da Unemat, Adriano Silva, disse que a criação dos novos cursos está sendo feita de forma planejada para garantir a qualidade na oferta e fortalecimento dos outros 44 cursos regulares de graduação.
A Unemat já começa a preparar a estrutura para que o vestibular do segundo semestre de 2012 já contemple a abertura dos novos cursos. A escolha das graduações foi feita pelos próprios campi por meio de pesquisa de demanda e atendem as áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional e regional.