A direção do Posto de Benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS – de Alta Floresta deverá participar nos próximos dias de uma audiência junto ao Procon do município. Diversos aposentados protocolaram reclamações no órgão reclamando da falta de informações sobre os empréstimos concedidos por instituições financeiras. Existem diversos casos onde o aposentado pede informações sobre o banco que fez o empréstimo e o INSS tem negado informações.
Segundo a coordenadora em exercício do Procon, Adelina Dias Amorim, existem várias queixas registradas na unidade, feitas por aposentados ou pensionistas que fizeram os empréstimos, mas não receberam o valor negociado. As parcelas, porém, foram sendo descontadas regularmente dos benefícios pagos pelo órgão federal. Muitas das negociações foram efetuadas nas residências, com as visitas dos representantes das instituições financeiras. Os aposentados acabaram procurando o INSS, mas encontraram dificuldades para ter acesso a informações sobre os bancos responsáveis por repassar o valor emprestado.
“Nós estamos notificando o INSS pra fornecer os dados completos desses bancos, bem como endereço, pra estarmos emitindo notificações, fazendo com que seja creditado, o valor e restituído o valor das parcelas já debitado indevidamente”, explicou a coordenadora em exercício.
O posto do INSS já foi notificado duas vezes. A primeira não foi sequer respondida pelos representantes do órgão. A segunda notificação foi feita e a audiência marcada.
A coordenadora do Procon alerta os aposentados e pensionistas sobre a pactuação de empréstimos consignados. A orientação é para que bancos conhecidos tenham prioridade numa negociação em razão do fato de estar estabelecido e poder responder pelas obrigações definidas nos contratos assinados pelos aposentados, que devem ter consigo uma cópia desse documento.