PUBLICIDADE

Inseticida irregular é apreendido em propriedades de MT

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreendeu 118 volumes do inseticida usado para o controle de larvas de lagartas. O produto tinha rótulo do Paraguai e, portanto, não era autorizado para utilização devido ao desconhecimento da procedência e composição. A quantidade, suficiente para tratar cerca de 1,5 mil hectares de soja, foi apreendida na região do Vale do Araguaia durante fiscalização de rotina. Os 118 volumes correspondem a 13.983,05 litros do produto.

Além de ser contravenção, a venda de produtos importados sem autorização também representa crime ambiental. “Não sabemos sobre os resíduos que ficam com a aplicação desse produto, uma vez que não se sabe a sua composição. Pode causar prejuízos de intoxicação tanto para o trabalhador quanto para a agricultura”, explicou Thiago Tunes, coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea.

A fitotoxidez é outro problema que pode afetar as plantas cultiváveis, prejudicando o seu desenvolvimento. Pode ser desencadeada por fungos, insetos e bactérias que parasitam as plantas e também pela aplicação incorreta de defensivos e de adubos. Além disso, defensivos podem causar diferentes níveis de fitotoxidez, exigindo rigoroso controle.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião colide com pássaro ao pousar no aeroporto de Sorriso

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que operava o...

Setor de serviços registra queda em Mato Grosso, aponta IBGE

O volume de serviços do país variou 0,3% em...
PUBLICIDADE