O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promove o XIV Prêmio Denatran com o tema “Suas ideias fazem um trânsito melhor”. Podem participar alunos do ensino fundamental e da educação especial, profissionais de educação, de comunicação e de empresas. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro e devem ser realizadas no site do Denatran.
O concurso elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. Ao todo são 10 categorias com premiação para alunos e professores orientadores em valores que variam entre R$ 8 mil e R$ 3 mil para os primeiros colocados.
De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Renata Freitas, com este prêmio a instituição tem o objetivo de mostrar que educação de trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. “Esta é uma oportunidade de convidar a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e, assim, promover uma mudança de atitude”.
Interessados em concorrer ao Prêmio devem ler com atenção o edital para evitar recusa do projeto, alerta o gerente de Ações Educativas de Trânsito, José Eudes Malhado. “Como são muitas categorias existem várias especificações. É importante que o candidato escolha sua categoria e esteja atento a cada exigência para que o projeto seja aceito”.
Primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão a premiação, além de certificado de participação. O resultado será divulgado no dia 15 de novembro e os premiados serão informados via e-mail e telefone. Qualquer duvida será esclarecida apenas via endereço eletrônico: [email protected].
O Prêmio Denatran faz parte das ações realizadas pelo Ministério das Cidades/DENATRAN, cujo intuito é contribuir com a Década Mundial de ações para segurança no trânsito na diminuição dos números alarmantes de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.