sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Inovação:campainha para surdos apresentada na olimpíada do conhecimento em MT

PUBLICIDADE

A realidade do portador de necessidade especial (PNE) auditiva é o destaque na exposição do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai–MT) durante a ‘Olimpíada do Conhecimento’, que será realizada até o dia 14 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. No estande ‘Mostra Senai de Ações Inclusivas’, a equipe do Senai–MT apresenta ao público um ‘despertador’ e uma ‘campainha’ para surdos. Os equipamentos foram idealizados por um ex-aluno do Senai, Ademir Ferreira de Andrade, e desenvolvido pelos alunos do Senai – FIEMTEC, em Cuiabá.

“As pessoas desconhecem as peculiariades do surdo. Vamos mostrar essa realidade, além de buscar parceiros para a fabricação de novos equipamentos”, explica a coordenadora da unidade de Educação Especial do Senai–MT, Denise Molina. O despertador e a campainha para surdos não são novidades. Segundo Denise, os aparelhos já são fabricados por empresas no exterior, mas os surdos no Brasil encontram inúmeras dificuldades em adquiri-los. “Eles ‘quebram o galho’ com adaptações de fabricação própria”.

Os equipamentos trabalham com a luminosidade. “Os surdos tem a sensibilidade muito aguçada na visão. Em vez de som, os aparelhos utilizam a luz”, explica Denise. A iniciativa faz parte do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI). Desenvolvido em âmbito nacional, visa melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população, ampliando a oferta de oportunidades de trabalho e desenvolvimento. Em Mato Grosso, 198 PNEs foram qualificadas em 2005 pelo Senai–MT por meio do Programa.

OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada no Brasil há mais de 20 anos, reúne alunos do Senai de várias ocupações profissionais e de todos as unidades da federação. Durante o período de realização do evento, que teve início no dia 6 (segunda-feira), são esperadas mais de 100 mil pessoas. Outras informações sobre o ‘despertador’ e a ‘campainha’ para surdos ou sobre o Programa Senai de Ações Inclusivas pelos telefones (65) 3611-1560 / 1534.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE