Fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) estão realizando aferimento de tacógrafos de caminhões e carretas que passam pela delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Sorriso, na BR-163. “Todos os caminhões tem que passar em uma oficina, realizar o lacre do tacógrafo e ir ao INMETRO para aferimento do aparelho”, disse Fernando Pacheco, fiscal do órgão. A medida faz parte da Lei 12.619/2012, que prevê carga máxima de trabalho de oito horas por dias.
Segundo o inspetor da PRF, Leonardo Ramos, “a lei prevê que caso o motorista seja flagrado infringindo a lei, seja punido com cinco pontos na carteira e multa de R$ 127”. Com a nova lei, afirma o inspetor, “esta parte também passa a fazer parte do roteiro de fiscalização da PRF. Em todas as abordagens aos veículos de cargas, verificaremos quanto tempo que os motoristas estão dirigindo”.
Um dos motoristas, entrevistados por Só Noticias, disse que a medida é boa e deve ajudar a classe. No entanto, critica a falta de paradas específicas para os caminhoneiros. “Nós não temos onde parar. Os caminhoneiros serão alvos de bandidos”, reclamou.
(Foto: TV Band Sorriso)