Boletim divulgado, hoje, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas acima da média no Nortão e Noroeste de Mato Grosso no mês que vem. No entanto, o nordeste do Estado tem previsão de chuva de até 150 mm abaixo da média histórica de fevereiro.
O documento ainda previu que devem prevalecer temperaturas médias acima da climatologia do mês, principalmente no centro-norte de Mato Grosso, onde as temperaturas médias podem ficar até 1 °C acima da média climatológica, com valores entre 27 °C e 30 °C.
Em relação ao impacto na agricultura, no Nortão, as chuvas acima da média tendem a favorecer a manutenção da umidade do solo e o pleno desenvolvimento das lavouras. Contudo, conforme o boletim, “o excesso de precipitação pode ocasionar atrasos pontuais na colheita da soja e na semeadura do milho segunda safra”.
Já as chuvas abaixo da média prevista para a região Nordeste do Estado, associadas a temperaturas elevadas, tendem “a intensificar a evapotranspiração e aumentar o risco de estresse hídrico e térmico nos cultivos de primeira safra, que se encontram predominantemente em fases de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos. Essas condições podem comprometer o potencial produtivo, sobretudo em áreas de sequeiro”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


