sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Inicia colheita de girassol em Feliz Natal

PUBLICIDADE

Produtores de Feliz Natal (130km de Sinop) já iniciaram a colheita de girassol, uma das culturas mais recentes incluída na cadeia produtiva da região. O resultado obtido está sendo satisfatório. De acordo com o agrônomo Nilson Sauer, em algumas propriedades a produtividade média tem alcançado 1,8 mil quilos por hectare.

O desempenho, segundo ele, é positivo. “A maioria dos agricultores da região está aprendendo. O girassol é plantado após o período presencial do milho e estamos aprimorando”, salientou. Sauer ressalta que há casos em que a média de 30 sacas por hectare é superada.

A previsão é que em meados de julho os trabalhos sejam encerrados. “Estamos contentes com isto, e, em um futuro, vamos almejar uma produtividade maior”, declarou ao Só Notícias/Agronotícias.

A área total destinada à cultura não foi confirmada, entretanto, o plantio tem se tornado uma das opções aos agricultores, visto que no município funcionará, em pouco tempo, uma esmagadora de grãos, agregando valor ao material.

Dos 12 associados à Cooperativa de Feliz Natal, estima-se haver uma área equivalente a 1,8 mil hectares. Toda produção será prensada e utilizada para a fabricação do biodiesel.

O girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil. Também apresenta ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas e seu rendimento é pouco influenciado pela latitude, pela altitude e pelo fotoperíodo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE