Os alunos das escolas públicas estaduais podem ter incluídas, no próximo ano, na grade curricular, a disciplina de Informática. A proposta partiu do deputado João Malheiros (PPS) ao governador Blairo Maggi e também a secretária de Educação, Ana Carla Muniz. A nova matéria atende os estudantes do ensino fundamental e médio.
Para a formatação da proposta, Malheiros argumenta que qualquer tarefa ou serviços a ser executado depende diretamente de conhecimentos de informática. “Os escritórios, bancos transporte têm o desenrolar de suas funções ligadas à comutação. Quem não estiver preparado vai estar fora do mercado de trabalho”, destacou Malheiros.
Na justificada da indicação, o parlamentar que é preciso incluir o mais rápido a disciplina de informática no currículo das escolas, de forma que a Educação formal preencha os requisitos de formação apropriada dos estudantes.
“É preciso sanar essa deficiência de ensino. É preciso permitir a universalização de conhecimento, para a correta educação da população e a inserção mais intensa do Estado no mundo moderno”, disse Malheiros.
Para a implementação da proposta, o deputado argumenta que desde o fim da segunda guerra mundial, principalmente no que se refere a novas tecnologias e conhecimentos específicos.
“Os estudantes precisam acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento do estado. Isso vai ser fundamental para tornar os alunos mais habilitados a utilizar adequadamente as inovações e terem uma perspectiva de garantia de emprego”, observou.