quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios protestam e BR-163 está bloqueada no Nortão

PUBLICIDADE

A BR-163 está bloqueada, desde as primeiras horas deste domingo, próximo ao município de Itaúba ( 110km ao norte de Sinop). Índios acabaram impedindo o tráfego de carretas, caminhões e automóveis protestando contra o Governo Federal. Só ambulâncias passam. Eles criticam o impacto ambiental e prejuízos para áreas indígenas com a pavimentação da BR-163, querem que sejam atendidas reivindicações de aberturas de estradas de acesso ao parque do Xingú e outras tribos na região, que o governo teria se comprometido em fazer, alé de capacitar índios no combate a incêndios florestais porque, nesta época de seca, é comum acontecer fogo em pastagens de fazendas, vizinhas de áreas indígenas para onde as chamas se alastram.

Só Notícias apurou que cerca de 100 índios das tribos Caiapós, Apiakás, Panará, Terena e Kayabis colocaram troncos, madeiras, pedras e faixas e dizem que o protesto não tem hora para acabar. O bloqueio vai prosseguir à noite e as lideranças indígenas esperam negociar até a próxima quarta-feira. Os índios estão com suas armas artesanais e
a Polícia Rodoviária Federal está acompanhando a manifestação e a BR-163 é a principal via de ligação do Nortão com a capital.

Ônibus que chegam até o local do manifesto fazem baldeações. Muitos veículos estão retornando para cidades de origem para esperar o desbloqueio da rodovia.
No final da tarde, de acordo com a PRF, houve um princípio de tumulto entre caminhoneiros e índios. Os motoristas ficaram revoltados com a interrupção no tráfego. Houve bate boca e por pouco não houve confrontos.

(Atualizada às 18:31hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE