Os indígenas mantém o bloqueio da BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis. A Polícia Rodoviária Federal informou que não há previsão de liberação da pista, esta manhã. Estão ocorrendo negociações com os índios para que a pista seja desbloqueada na parte da tarde, como aconteceu ontem, quando o trânsito foi liberado por volta das 14h e voltou a ser bloqueado às 18h, na BR-364. Já na BR-174, em Comodoro, o tráfego também está interrompido. Este trecho foi liberado, ontem à tarde, das 15h às 20h.
A PRF informou que há grande filas de veículos nos dois locais. No sentido Cuiabá-Rondonópolis chega a 15 quilômetros de congestionamento. No sentido contrário a fila de veículos é muito maior. Já que também conta com o bloqueio feito pelos próprios caminhoneiros, que protestam contra o manifesto realizado pelos indígenas.
Segundo informações da PRF, a liberação realizada ontem quase não auxiliou para diminuir a fila de veículos, já que após a liberação o trânsito fica muito lento e poucos veículos conseguiram passar. O bloqueio já passa das 75 horas.
Conforme Só Notícias já informou, postos começaram a ficar com baixo estoque de combustível. Ontem à tarde, faltou querosene de aviação para abastecer aeronaves de grande porte no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o principal de Mato Grosso.
Os protestos começaram na segunda-feira à tarde contra portaria do governo federal estipulando novos critérios para demarcação de terras indígenas.
(Atualizada às 7h50)