PUBLICIDADE

Índios liberam tráfego de veículos e encerram manifesto em MT contra mudanças na secretaria Especial de Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: divulgação)

Cerca de 200 índios da aldeia Piaraçú liberaram o tráfego de carretas, caminhões, caminhonetes e demais veículos na MT-322, em um trecho localizado nas proximidades da travessia da balsa do Rio Xingu, na região de São José do Xingu (953 quilômetros de Cuiabá), esta manhã. O manifesto começou na última sexta-feira pela manhã. “Conseguimos ser atendidos e, por isso, encerramos a manifestação”, disse um dos líderes do manifesto Bepio Metuktire, ao Só Notícias.

Os índios são contra as mudanças e municipalização da saúde indígena. Eles querem a manutenção do atendimento que chegou a ser extinto do Departamento de Gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O presidente da república Jair Bolsonaro (PSL) publicou, na semana passada, um decreto retirando, no texto e, na prática, o caráter democrático e participativo da administração da saúde indígena.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, decidiu que a pasta manterá a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) na nova estrutura do ministério. Atualmente, cabe a ela administrar os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que existem no país, e que cuidam do oferecimento de serviços de saúde a essa população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lions Clube Sinop realizará doações para Refeccs e hospital

O Lions Clube Sinop fará a entrega oficial, amanhã...

Estudo da Unemat estima custo das queimadas no Brasil em 25 bilhões de dólares

Um trabalho produzido pela Universidade do Estado de Mato...

Encerra hoje 2ª fase de pagamento especial do saque-aniversário

Cerca de 8,1 milhões de trabalhadores que aderiram ao...
PUBLICIDADE