quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Índios liberam BR-163 mas cogitam retomar bloqueio a qualquer momento

PUBLICIDADE

Está liberado o tráfego na BR-163 no km 932 em Itaúba (110 km ao Norte de Sinop). Os índios de nove etnias que estavam bloqueando a rodovia no município desde o último domingo, autorizaram agora há pouco a passagem de todos os tipos de veículos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os índios não informaram quando retomarão novamente o bloqueio da pista.

Integrantes das tribos Caiapós, Apiakás, Terena, Kayabis, Panarás e outras protestam contra o impacto ambiental e destruição ambiental em suas áreas indígenas que, segundo eles, seriam causados pela pavimentação da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até a divisa com o Pará. Eles argumentam que, quando foram fundadas cidades de Novo Progresso, por exemplo, as tribos Panará quase foram extintas com a execução da obra afetando também a área indígena Baú, localizada no sul paraense.

Desde domingo, quando teve início o protesto, os nativos tem liberado o trafego por algumas horas, sempre retomando o bloqueio. Segundo as lideranças do movimento, os bloqueios só irão cessar quando algum membro do alto escalão do Governo Federal fora até o local escutar suas reivindicações. Eles se negam a negociar com representantes.

Durante os bloqueios está sendo impedida a baldeação de passageiros de ônibus e até mesmo a passagem de pedestres. A única exceção é para ambulâncias com enfermos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE