Geral

Índios liberam BR-163 mas cogitam retomar bloqueio a qualquer momento

Está liberado o tráfego na BR-163 no km 932 em Itaúba (110 km ao Norte de Sinop). Os índios de nove etnias que estavam bloqueando a rodovia no município desde o último domingo, autorizaram agora há pouco a passagem de todos os tipos de veículos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os índios não informaram quando retomarão novamente o bloqueio da pista.

Integrantes das tribos Caiapós, Apiakás, Terena, Kayabis, Panarás e outras protestam contra o impacto ambiental e destruição ambiental em suas áreas indígenas que, segundo eles, seriam causados pela pavimentação da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até a divisa com o Pará. Eles argumentam que, quando foram fundadas cidades de Novo Progresso, por exemplo, as tribos Panará quase foram extintas com a execução da obra afetando também a área indígena Baú, localizada no sul paraense.

Desde domingo, quando teve início o protesto, os nativos tem liberado o trafego por algumas horas, sempre retomando o bloqueio. Segundo as lideranças do movimento, os bloqueios só irão cessar quando algum membro do alto escalão do Governo Federal fora até o local escutar suas reivindicações. Eles se negam a negociar com representantes.

Durante os bloqueios está sendo impedida a baldeação de passageiros de ônibus e até mesmo a passagem de pedestres. A única exceção é para ambulâncias com enfermos.