sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios interditam rodovia e fazem protesto em MT contra mudanças na secretaria Especial de Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: divulgação)

Cerca de 200 índios da aldeia Piaraçú interditaram, há pouco, a MT-322, em um trecho localizado nas proximidades da travessia da balsa do Rio Xingu, na região de São José do Xingu (953 quilômetros de Cuiabá). Um dos líderes do manifesto Bepio Metuktire disse, ao Só Notícias, que o movimento é contra as mudanças e municipalização da saúde indígena.

“O bloqueio só vai ser liberado quando os indígenas obtiverem alguma resposta do governo. Muitas carretas e carros estão parados e formando filas. Isso não foi causado pelos indígenas e sim pelo governo”, disse Metuktire.

Os índios querem a manutenção do atendimento que chegou a ser extinto do Departamento de Gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O presidente da república Jair Bolsonaro (PSL) publicou, na semana passada, um decreto retirando, no texto e na prática, o caráter democrático e participativo da administração da saúde indígena.

Na última quinta-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, decidiu que a pasta manterá a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) na nova estrutura do ministério. Atualmente, cabe a ela administrar os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que existem no país, e que cuidam do oferecimento de serviços de saúde a essa população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE