sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios do Mato Grosso terão acesso à internet

PUBLICIDADE

Os povos da floresta amazônica, indígenas, quilombolas e outros começarão a receber sinais de satélite, acesso à internet, educação ambiental e um cardápio de outros serviços públicos on-line. A inclusão digital desses povos, inclusive dos habitantes de regiões remotas, foi autorizada pelo acordo de cooperação, assinado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o representante da Associação de Cultura e Meio Ambiente e da Rede Povos da Floresta, João Fortes.

Os serviços digitais chegarão, numa primeira etapa, a 150 povos que vivem em
unidades de conservação e entornos de treze Estados, entre eles Mato Grosso, onde muitas vezes só é possível chegar de barco, por rio. Além das vantagens citadas, o sistema será um incentivo àquelas populações a somarem-se ao poder público na gestão ambiental do país.

O pacto será firmado no âmbito do GSAC, sistema Governo Eletrônico Federal de Atendimento ao Cidadão. O benefício chegará em etapas, a grupos de 20 comunidades cada. Porém, antes de ele ser concedido, é preciso que prefeituras, governos estaduais e outros parceiros contribuam com recursos financeiros para instalar os telecentros nas regiões indígenas e tradicionais, equipando-os com computadores, antenas e acessórios. Feito isso, o governo fornecerá conexão pelo satélite, possibilitando o acesso à internet e, por meio dela, a cursos de educação ambiental a distância e a um leque de serviços públicos.

Com a internet, procedimentos antes impensáveis para os habitantes da floresta, como assistir a uma aula com imagem e som pelo computador, fazer cadastramento da família no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na Previdência Social, poderão agora ser facilmente realizados.

Segundo a ministra Marina Silva, a internet e os benefícios derivados ajudarão a integrar culturalmente diferentes povos, além de favorecer a cooperação em ações de planejamento, monitoramento e vigilância dos crimes ambientais. “Além dos ganhos naturais, a internet e o computador poderão ser instrumentos de integração dos povos da floresta com o Ibama e a Polícia Federal, o que permitirá respostas ainda mais ágeis às demandas requeridas por eles do poder público”, disse a ministra. “Não tenho dúvidas de que o projeto vai dar certo, pois contamos, desde o início, com organização e capilaridade das comunidades tradicionais. Elas estão preparadas para esse
momento”.

O sistema, segundo ela, será um meio para que as comunidades possam refletir a sua imagem num espelho de outras comunidades. Será, falou, uma plataforma para o fluxo de conhecimento, estética, ética, um movimento novo de interação das diferentes culturas, povos. “Nós somos 280 povos só na Amazônia, indígenas falando 180 línguas. Ao conhecer apenas um idioma e ignorar os outros, o Brasil fica empobrecido”, afirmou a ministra. “Não há problemas das meninas índias de Itararacá, no Acre, verem nos veículos de comunicação as meninas de Ipanema, na praia. O problema começa quando as garotas de Ipanema não têm a mesma chance de assistir às garotas índias nas praias de Itararacá”.

Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o fornecimento do sinal de satélite foi possível porque, ao chegar ao ministério, reestruturou a forma de utilização do serviço. Por ser recepção de internet banda larga via satélite, o serviço foi criado para beneficiar locais sem nenhuma outra forma de comunicação por internet. “Não era o que acontecia, mas mudamos isso, redistribuindo os pontos de recepção para atender rigorosamente comunidades remotas, justamente as que necessitam dos serviços do satélite, como os povos da floresta”, disse o ministro. Segundo Hélio Costa, o sistema poderá atender toda a região de fronteira do País, mesmo em lugares distantes, citando, como exemplos de pontos remotos, a Ilha Trindade, o arquipélago de Fernando de Noronha e a base da Antártida, na estação Comandante Ferraz.

Telecentros – Para operarem os telecentros, as comunidades devem ser representadas por entidade com inscrição ativa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Hoje, um terço das 150 comunidades beneficiadas já possuem o telecentro instalado. As demais aguardam análise da documentação requerida das agremiações para que representem as comunidades contempladas. Algumas, com documentos já aprovados, apenas esperam pela instalação dos telecentros para começarem a desenvolver as atividades previstas. Uma vez instalado, o acesso digital não é permanente. Para continuar a usufruir do benefício, as populações devem comprovar que o utilizam. Do contrário, poderão perdê-lo, o que já aconteceu em outros projetos semelhantes do
governo federal. Para fiscalizar a utilização, funcionários públicos nos estados monitorarão in loco a acessibilidade e outros indicadores de participação.

As 150 populações contempladas foram escolhidas por vários órgãos da administração federal e da sociedade civil. Participaram da seleção o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, a Fundação Nacional do Índio (Funai), prefeituras, governos estaduais, associações indígenas, além da Associação de Cultura e Meio Ambiente. Nesta fase, foram eleitas comunidades dos estados do Acre, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amapá, Minas Gerais, Maranhão, Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE