sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios de Colíder são treinados para extração e comercialização de mel

PUBLICIDADE

Dando prosseguimento às atividades de valorização e de uso sustentável da biodiversidade, a Coordenação Geral de Desenvolvimento Comunitário da Funai (CGDC), em parceria com a Administração Regional de Colíder, vem capacitando os índios no manejo de apis e meliponas para a extração de mel e seus subprodutos.

Ainda em estágio inicial, mas numa escala crescente, alguns índios têm demonstrado grande interesse na extração do mel como mais uma atividade a agregar valor à biodiversidade local. Atualmente, técnicos da CGDC e da administração de Colíder concentram esforços para a obtenção do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), junto ao Ministério da Agricultura –licenciamento imprescindível à comercialização do mel em território nacional e estrangeiro.

As novidades, entretanto, não param por aí. A aldeia de Piaraçú conta com um pequizal de aproximadamente 5000 pés. A grande maioria está em produção. A Funai iniciou o processo de aquisição de maquinário para a desidratação da fruta, enquanto o governo do Estado de Mato Grosso comprometeu-se construir a estrutura para abrigar a unidade de beneficiamento do pequi. Com isso, espera-se fornecer ao mercado um produto que pode ser consumido durante todo o ano.

Diante de todas estas experiências, o grande desafio é alcançar o mercado consumidor e promover estratégias de agregação de valor ao produto. Para isso, técnicos da CGDC e da administração da Funai em Colíder buscam a obtenção de uma certificação para o território Mebengokre, para valorizar ainda mais o trabalho indígena.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE