Produtores rurais de Sinop e região estão sendo notificados para fazerem a primeira atualização cadastral no Instituto de Defesa Agropecuário do Estado. O objetivo é atualizar dados da área plantada e as respectivas cultivares. A atualização, segundo o órgão, pode ser feita na unidade ou pelo site e, deveria ter sido concluída ainda em fevereiro deste ano conforme instrução normativa, no entanto, poucos produtores cumpriram a determinação. Inicialmente, não está confirmada a implicação da multas aos produtores atrasados.
O cadastramento foi realizado pela primeira vez, ano passado, e a atualização deve ser feita anualmente com objetivo de auxiliar na fiscalização como vazio sanitário, instituído neste ano para o período entre 15 de junho a 15 de setembro (com objetivo de minimizar os impactos causados pela infestação precoce da ferrugem asiática), e devolução de embalagens de agrotóxicos (que devem ser devolvidas em até um ano a partir da data de aquisição ou em até seis meses após o vencimentos do produto), segundo o agrônomo da unidade em Sinop, Marcelo Pioli.
O número exato de produtores que deve atualizar cadastros não foi confirmado mas, somente em Sinop, são aproximadamente 200. Os de Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera e Santa Helena também são atendidos pela unidade regional.