A paralisação que será feita pelos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) entre amanhã e sexta-feira também deve ter adesão da equipe do escritório regional em Sinop. A emissão de guias de transporte animal (para ser levado gado das fazendas para os frigoríficos) e a classificação de madeira transportada para outras cidades e Estado devem ser suspensas.
Os servidores reivindicam as melhorias no plano de cargos, carreiras e salários. Não foi confirmado qual percentual de reajuste reivindicado e é cobrado também qualificação profissional. O plano foi implantado há cerca de sete anos, mas está defasado.
Segundo o representante do Sindicato dos Servidores do Indea de Sinop, Euler Fernando Borges, a paralisação foi decida após o comunicado da Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso (Sad) que não haverá a negociação para a melhoria do plano.
Para os funcionários, a paralisação é uma forma de protesto, para que seja retomada as negociações para essa melhoria. “Nossa intenção é mobilizar toda a classe produtora, pecuaristas, madereiros e agricultores para mostrar a atual situação que se encontram o órgão”, explicou Borges.
Os funcionários estarão em suas unidades mas os trabalhos permaneceram na unidade mas os trabalhos estarão paralisados. Atualmente, no escritório de Sinop há nove profissionais concursados. Os demais são estagiários e contratados.